Procuro sempre o inusitado, o genuino, a verdade em cada momento

01.


Facto 1


Nasci e cresci no Barreiro, terra de muita cultura, onde sempre fotografei antiteses, o rio e a natureza e a zona industrial.

02.


Facto 2


Vivo em Leiria, vim atrás do amor, e amo que ainda seja tudo muito uma novidade para mim. Gosto destas inquietudes na vida.

03.


Facto 3


Tal como na fotografia, procuro momentos honestos na minha vida, aprecio muito a natureza, o tempo com amigos, e tenho sempre mil e um hobbies que quero experimentar.

04.


Facto 4


Herdei esta paixão fotográfica do meu Avô Paterno, Francisco, foi o melhor legado que ele me podia ter deixado.

//PT


Sou o David, sou fotógrafo DOCUMENTAL

de casamentos (e não só).


Com excepção do titulo acima, acho estes textos particularmente dificeis de escrever, estou habituado a contar o que vejo e sinto de outros, mas fazer o mesmo connosco, tenho de admitir que fica dificil, sou alguém muito mais de ações para mostrar verdadeiramente quem sou, do que palavras, não querendo com isto dizer que sou de poucas palavras que também não é verdade.

Antes mais como já devem ter percebido, chamo-me David e amo fotografia, qualquer tipo na verdade, mas com um amor muito especial por fotografia documental.


Quando comecei a fotografar o que mais queria era ser fotojornalista e contar histórias impactantes, tinha a ideia "romantizada" de procurar histórias e fotos capazes de mudar o mundo!


Hoje, apesar de não ter deixado de todo esse meu lado de parte, encontrei histórias para contar, que são muito importantes para as familias que em nós confiam! Fico maravilhado por poder causar tanto impacto na vida de tantas pessoas e familias, uma história de amor de cada vez, contadas com todo o carinho que temos.

É esta vertente fotojornalistica que me faz procurar sempre a verdade nos momentos que testemunho, gosto de ver emoções a cru, procuro muitas vezes o inusitdo mas genuino, acredito que o género documental é a melhor forma de captar não só casamentos mas todos estes recortes de vida que vamos testemunhando, a vida foi feita para ser vivida, e nós estamos lá como testemunhas que percebem uma coisa ou outra de fotografia! :)


Com isto tudo ainda não falei muito sobre mim, não que ache particularmente interessante o tópico, mas também quero que saibam quem e como é a pessoa por detrás da câmera...

Sou falador, falo o que sinto, falo o que penso, sou natural do Barreiro, onde passei grande parte da minha vida, uma terra que tem o meu coração, desde o seu passado industrial que sempre me despertou curiosidade, às pessoas que lá estão. Foi no Barreiro que comecei a fotografar, sempre a saltitar entra duas antiteses, o rio e a natureza, e a antiga zona industrial e os seus recantos.


Agora vivo em Leiria, como disse acima, vim atrás do amor e que aventura tem sido! Adaptar-me a novos costumes, novas realidades e novas pessoas! Tem sido uma experiência interessante, Leiria foi-me conquistando e agora divido o meu coração em dois!

Por falar em Leiria e amor, a Jessica, que veêm na imagem acima, é alguém que nunca poderia deixar passar este texto sem falar, foi dela que vim atrás, é também ela que me apoia e ajuda incondicionalmente nesta roda viva que é a vida e principalmente no que toca à fotografia, a Jessica ajuda-me imenso, desde redigir contratos, a iniciar processos de edição até ao design de albums, é uma parte integral desta nossa aventura. Quiçá, um dia em breve, trocar o nosso nome para algo menos individualista não seja mal pensado! Mas... já estou a divagar...


A fotografia apareceu na minha vida muito cedo, aliás devo dizer que sempre esteve presente, o meu Avô Paterno, Francisco, não sendo fotógrafo profissional, era um ávido fotógrafo e colecionador de câmeras e fotos. Naturalmente ao crescer rodeado de câmeras e fotografias, a curiosidade era maior do que eu. Fui mexendo, experimentando, estragando (...), fotografando, confesso que foi um processo muito natural. Juntei algum dinheiro para comprar a minha primeira câmera e não parei desde ai!


Além da fotografia, tenho dois hobbies que gosto de alimentar (se pudesse teria muitos mais mas os dias não têm mais horas), sou um aprendiz auto-ditata de marcenaria e de trabalhar couro, são duas artes extremamente manuais que me agradam e me permitem clarificar um pouco a minha mente!


Espero que com esta partilha nos fiquem a conhecer um bocadinho melhor,

Gostamos muito de contar as vossas histórias e muito obrigado e todos os que em nós confiaram e confiam para o fazer!


-- David Cardoso

"Histórias de amor, contadas com carinho"


//EN


I'm David, a documental wedding photographer (and some other stuff).


Meet David, a talented documentary wedding photographer with a passion for capturing life's special moments through his lens. With a love for all types of photography, David has a special affinity for documentary photography, where he can tell important stories that are meaningful for families who trust him to capture their memories.


Growing up in Barreiro, David spent much of his time photographing the town's industrial past and natural beauty. It was there that he discovered his love for photography and honed his skills as a photographer. Today, David lives in Leiria, having moved there for love, and has fallen in love with the town and its people.


As a documentary photographer, David's approach is to capture the raw emotions and unique moments that make each wedding and family special. He seeks out the unexpected and genuine moments that are often missed in posed shots. With a keen eye for detail and a love for his craft, David ensures that each photo he takes tells a story.


When he's not behind the camera, David enjoys pursuing his other passions, including woodworking and leatherworking. These creative outlets allow him to clear his mind and focus on the beauty of crafting something with his hands.


David is a friendly and open person, who enjoys talking about his experiences and feelings. He is grateful to have found his calling in photography and is dedicated to capturing the moments that make life special for his clients. He is supported by his partner Jessica, who is an integral part of his photography business.


If you're looking for a photographer who is passionate about capturing the beauty of life, then David is the perfect person for you. His dedication to his craft and love for storytelling through his photography will make your wedding or family photos unforgettable.


-- David Cardoso

"Love stories, told with care"